Trata-se, afinal, de um comportamento construído ao longo de séculos, grandes homens já proferiram frases sábias e imortais sobre o tema.
Com elas, podemos aprender muito. E, quem sabe, aumentar nossa compressão sobre ser estiloso e elegante.
O irlandês Oscar Wilde é um dos maiores frasistas da história. Mais de 100 anos após sua morte, esta máxima dele sobre elegância masculina continua atual: é impossível ser estiloso (não confunda com “vaidoso”) ou educado em excesso, pois são duas virtudes que enriquecem um homem. O problema é quando uma pessoa vive na falta de tais qualidades. Aí, sim, há um sinal de que é preciso mudar algo.“Você jamais estará excessivamente bem-vestido ou será excessivamente educado.” — Oscar Wilde
Esta é uma das minhas frases prediletas. O que é ser elegante, afinal?“Ser notado sem se esforçar para ser notado, isso é o que significa elegância.” — Luciano Barbera
O estilista Luciano Barbera, um ícone da moda italiana, deu a sua opinião: ser notado sem se esforçar para isso.
Quando uma pessoa só consegue ganhar a atenção dos outros com roupas chamativas, falando alto demais e este tipo de atitude, é porque não tem conteúdo.
Lição? Seja um homem interessante e as pessoas vão parar para te ouvir.
“O homem vulgar se cobre, o rico ou o tolo se decoram, e o elegante se veste.” — Honoré de Balzac
Continuando a falar sobre o tema elegância, temos esta atemporal frase de Balzac, o grande romancista francês. Ele faz uma crítica àqueles que acreditam que, para se vestir bem, é preciso se decorar.
Mas nem todas as peças e acessórios caros do mundo são o suficiente para compensar algo chamado “bom gosto” e “personalidade”.
“Homens não precisam de vários escolhas, mas da escolha certa.” — Sid Mashburn
O estilista Sid Mashburn oferece uma lição mais prática. Você não precisa ter um closet imenso, com centenas de peças das mais variadas naturezas — e, sim, as roupas certas à disposição, ele defende.
Um belo sapato Oxford, por exemplo, aquede fato bem cortado, um casaco de couro.
Ao montar seu guarda-roupas, dê preferência à qualidade em vez da quantidade.
“Um homem deve parecer que comprou suas roupas com inteligência, as colocou com cuidado e depois se esqueceu delas.” — Hardy Amies
Vejo nesta sensacional frase do designer Hardy Amies um paralelo com o mundo do desporto.
Os grandes atletas são aqueles que executam seus movimentos — pense no Ronaldo fazendo um drible — como se fosse algo natural, mas obviamente, ele pratica os lances à exaustão para chegar a tal nível.
Com a moda não é muito diferente, o que é um homem estilos? Aquele que passa a impressão de que escolheu e vestiu sua roupa com cuidado — mas, depois disso, a usou como se fosse parte do próprio corpo.
O segredo disso? Muita prática e treino, para encontrar a combinação perfeita de um estilo que se encaixe com a sua personalidade.
“Estilo é a resposta para tudo. Uma maneira estimulante de encarar algo tedioso ou perigoso. Fazer uma tarefa estúpida com estilo é melhor do que fazer uma perigosa sem. E fazer algo perigoso com estilo é o que chamo de arte.” — Charles Bukowski
Quem lê Charles Bukowski pode amá-lo ou odiá-lo, mas dificilmente alguém fica indiferente à sua obra, marcada pela ousadia, personalidade e provocação. Bukowski tem uma interpretação interessante sobre estilo: é a capacidade de elevar uma ação (seja se vestir ou qualquer coisa) a um nível além do banal.
Em outras palavras, colocar paixão em tudo o que fazes.
“Estilo é quando estão te expulsando da cidade e você faz parecer que está liderando uma parada.” — William Battie
O que William Battie, um médico inglês do século 18.
A maravilhosa frase acima é de sua autoria. Interpreto suas palavras como uma ode à atitude. Não importa o que tu fazes, a questão é fazer com personalidade. E isso, meus caros, é a essência do estilo — agir de acordo com suas convicções, não ser um clone dos outros.
“Roupas e maneiras não fazem o homem; mas quando ele está feito, elevam grandiosamente a sua aparência.” — Arthur Ashe
Para fechar a lista, as palavras do tenista Arthur Ashe são perfeitas.
Ele lembra a todos que não basta se vestir bem para ser um grande homem — é preciso ir muito além disso.
Mas, quando já formos homens virtuosos, o estilo e os modos vão te levar ao próximo nível.
Até breve
Comentários
Postar um comentário
Deixa o teu comentário