Nunca perguntas-te a ti mesmo, será que eu nasci com algum talento?
Este tipo de perguntas surgem a todos nós independentemente da idade e do sexo.
Li um artigo sobre este assunto onde apresenta alguns pontos importantes para que faças uma reflexão juntamente com um exercício mental.
Vai buscar uma folha e uma caneta....
"SERÁ QUE TENHO ALGUM TALENTO?"
Denomina o teu sonho.
A primeira coisa a fazer é lembrar de todos os seus sonhos: com o que tu sonhavas na infância, na adolescência, na escola, na universidade e na vida adulta.
Até a data de hoje. Anote-os.
Até a data de hoje. Anote-os.
Separa o ’ter’ do ’ser’.
Tu já escreves-te os teus sonhos, agora é hora de dividi-los em dois grupos: ’ter’ e ’ser’.
Os sonhos do grupo ’ter’ são aqueles relacionados com possuir algo.
Os sonhos do grupo ’ser’ são aqueles nos quais tu te vês desempenhando algum papel, a fazer algo.
Agora, escreva a categoria ’ser’ em uma coluna à parte, pois de agora em diante iremos trabalhar apenas com ela.
Os sonhos do grupo ’ter’ são aqueles relacionados com possuir algo.
Os sonhos do grupo ’ser’ são aqueles nos quais tu te vês desempenhando algum papel, a fazer algo.
Agora, escreva a categoria ’ser’ em uma coluna à parte, pois de agora em diante iremos trabalhar apenas com ela.
O que te causou uma resposta interna?
Lembras-te quando tinhas alguma emoção especial ao observar as pessoas de determinada profissão. Tu gostaria de estar no lugar deles? Anota.
O que tu gostava de fazer?
Na lista que obtivemos nos passos anteriores, acrescenta todas aquelas atividades que tu sentes prazer em realizar. O que tu gostavas de fazer quando eras criança? E quando eras adolescente? E na idade adulta? Quais atividades e passatempos te interessam agora?
Joga fora o desnecessário.
Agora verifica se todos os sonhos anotados provocam alguma resposta emocional interna. Para fazer isto, vê cada ponto da lista ’ser’ e ouve com atenção as emoções e os sentimentos que te causam. Tu precisas visualizar em primeira pessoa. Entra no papel desejado. Imagina que este papel já é teu. O que tu está a fazer neste momento? O que tu vês e ouves ao teu redor? O que tu sentes enquanto fazes isto?
Assim que entrares no papel, presta atenção ás tuas emoções e sensações. E depois dá à intensidade delas uma nota de 0 a 10.
Assim que entrares no papel, presta atenção ás tuas emoções e sensações. E depois dá à intensidade delas uma nota de 0 a 10.
Descarta sem dó.
Agora descarta os sonhos que, no passo anterior, ficaram com as notas mais baixas. Estes são os sonhos que tu podes descartar para sempre. Eles não são importantes para ti neste momento.
Agrupa qualidades.
Agora tu tens uma lista real com suas tendências natas formuladas como se fossem sonhos. Nesta etapa, todas estão desorganizadas. Observa com atenção a lista e responde às seguintes perguntas? Que pontos da lista tu poderias agrupar? Que pontos poderiam estar estreitamente ligados entre si?
Por exemplo, a tua lista tem: “viajar para países distantes“, ”ser escritor“, “aprender a falar idiomas estrangeiros”. É óbvio que o desejo de viajar combina com o de aprender idiomas. E o desejo de escrever livros pode estar relacionado com as viagens (talvez possas escrever sobre isto). Como resultado, os três pontos da lista complementam-se muito bem.
Nomeia os grupos.
Observa os pontos agrupados da lista e dá um nome para cada um deles. O nome deve refletir algum talento teu que deu lugar a uma cadeia de sonhos relacionados entre si. Por exemplo, “a aptidão para buscar informação, encontrar respostas e resolver mistérios“, ”aptidão para ajudar pessoas", etc.
Identifica relações entre grupos.
Identifica relações entre grupos.
Estamos quase a acabar! Falta entender como os grupos se relacionam. Para isso, vais anotar numa lista à parte.
Olha para a lista e pensa: de que forma a existência de um grupo apoia a existência do outro? Como ensina a prática, os grupos quase sempre têm vínculos de apoio mútuo.
Olha para a lista e pensa: de que forma a existência de um grupo apoia a existência do outro? Como ensina a prática, os grupos quase sempre têm vínculos de apoio mútuo.
Busca a aplicação dos teus talentos.
Pensa e anota todas as possíveis opções de como tu poderias aplicar os teus talentos na vida real. Qual seria a profissão ou atividade? Será que os teus talentos poderiam ser aplicados à várias profissões ao mesmo tempo? Quanto mais opções tu tiveres, melhor.
Decide qual seria a tua profissão favorita.
Tu elaboras-te uma lista das formas como poderias aplicar os teus talentos? Ótimo, agora dá uma nota de 0 a 10 a cada ponto da lista. 10 para uma opção muito desejável, e 0 para a menos aceitável.
Depois, define uma direção específica que chame a tua atenção.
Depois, define uma direção específica que chame a tua atenção.
Comentários
Postar um comentário
Deixa o teu comentário